Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

all about little lady bug

ir, fazer acontecer, filosofar, sonhar, amar, amarfanhar, imaginar, criar, dançar, aprender e escrever - não necessariamente por esta ordem

all about little lady bug

ir, fazer acontecer, filosofar, sonhar, amar, amarfanhar, imaginar, criar, dançar, aprender e escrever - não necessariamente por esta ordem

era uma vez uma ideia: criar um twitter chat 100% em português

TwitterChatpt.png

 

 

o "antes #twitterchatpt"

 

após alguns meses a participar em twitter chats moderados por utilizadores do twitter fora do nosso país à beira mar plantado, senti necessidade de o fazer em português e junto da comunidade twitter em portugal

o passo seguinte foi acompanhar e estudar o trabalho da Madalyn Sklar de forma a perceber como é que um projecto destes se pode colocar de pé, de forma bem organizada, com estrutura e, também, com espaço para testar e mudar o que fosse necessário. 

depois de esboçar o projecto, definindo a sua área de actuação e os passos a dar na divulgação, chegou o momento para me fazer à estrada. olhando para a timeline do twitter identifiquei alguns convidados, entre pessoas e marcas que por lá costumam aparecer para conversar com as 'ssoas. o #twitterchatpt #1 aconteceu em dezembro de 2018 e teve o Cinema São Jorge como convidado.

 

como participar no #twitterchatpt?

 

é simples: qualquer pessoa que tem uma conta criada no twitter poderá participar. basta para isso que siga a hashtag, no dia e hora que são previamente estabelecidos. 

algumas recomendações: que usem o tweetdeck para organizar três colunas: para a #, para o perfil do moderador e para o perfil do convidado. caso não possam assistir "ao vivo", terão sempre a possibilidade de ler a conversa através de um resumo twitter moments (que partilho no meu perfil). no artigo que o Bruno Amaral publicou no seu blog encontram algumas sugestões para não perder pitada!

 

quais as razões para participar num twitter chat? 

 

aprender, partilhar e conhecer gente nova: estes são os motivos mais fortes, aqueles que me levaram a participar em twitter chats cujos moderadores são oriundos de USA, UK e até Índia. há outras, como a possibilidade de acrescentar valor: nas comunidades nós valemos por aquilo que dizemos, por aquilo que partilhamos

 

quem são as 'ssoas humanas envolvidas no #twitterchatpt?

 

a moderação (hosting) é a minha responsabilidade: definir temas, convidar pessoas e marcas, acompanhar o desenvolvimento do #twitterchatpt e garantir que o convidado está a seguir as regras da casa (sim, há regras). o #twitterchatpt acontece durante 1h, se bem que a conversa em si começa mais cedo e continua durante os dias seguintes. 

o co-hosting está entregue ao Pedro Vieira e, neste momento, há uma equipa de voluntários que garantem (1) o welcoming de quem chega e (2) que ninguém tuíta sem hahstag! depois, há a equipa criativa da ActiveMedia que nos trata da imagem e o sponsor existencial: o twitter em si mesmo.

 

como posso saber quando acontece o próximo #twitterchatpt? 

 

basta seguir a hashtag. ainda assim, posso já adiantar as seguintes datas e os convidados que se seguem:

9 de maio: Dr. Bayard

23 de maio: rob estreitinho

6 de junho: INEM 

20 de junho: joão vitória

11 de julho: sebastião

25 de julho: Via Verde