diário | #covid19pt
parece que no dia 2 de maio termina o estado de emergência. não sei se o estado de alerta (que foi prévio ao de emergência, se mantém).
todavia, no dia 3 de maio não podemos suspender o estado de emergência nas nossas vidas. não podemos começar a sair à rua por tudo e por nada, sem salvaguardar a distância de segurança.
temos de continuar alertas, pois o vírus continua por aí a circular e não vai perder uma oportunidade para vingar e para acumular vítimas.
enquanto não houver uma vacina, não podemos baixar a guarda. seremos menos sociais no trato e vai ser difícil resistir ao impulso de voltar "à normalidade".
é melhor esquecer a normalidade de outros tempos e inventar um normal, todos os dias. bem sei que parece que encontrámos uma rotina, no confinamento. já se assume um "novo normal" e a esperança secreta, de todos, é que possamos recuperar o antigo normal.
não vai dar.
as notícias não são animadoras no que concerne à imunidade adquirida por quem já teve a doença.
tenho muitas reservas acerca do comportamento das pessoas neste des-confinamento. e algum receio de que se perca a "estabilidade" conquistada desde meados de março até agora.