Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

all about little lady bug

ir, fazer acontecer, filosofar, sonhar, amar, amarfanhar, imaginar, criar, dançar, aprender e escrever - não necessariamente por esta ordem

all about little lady bug

ir, fazer acontecer, filosofar, sonhar, amar, amarfanhar, imaginar, criar, dançar, aprender e escrever - não necessariamente por esta ordem

coisas que não percebo

 

uma das turmas com a qual estou a trabalha neste ano lectivo é uma turma que não é um grupo. são crianças de 9 anos, muito queridas, mas muito centradas no seu umbigo. fazem queixas uns dos outros, têm o "não fui eu" e "não é justo" debaixo da língua e repetem isso de forma automática.

 

na última aula do segundo período estive trinta minutos à espera que fossem criadas as condições para começar os trabalhos. muito barulho, acusações, distracções e afins. eu sentei-me e esperei. uma das alunas disse: "joana chama a directora. se ela aí vier, nós portamo-nos bem".

porquê?, perguntei eu.

"nós respeitamos a directora", disse ela.

e a mim, não me respeitam?, perguntei.

a pequena ficou sem resposta. no fundo, eles temem a directora e se calhar até me respeitam. o problema é que só estão habituados a que gritem com eles e isto de uma pessoa não gritar, de passar a responsabilidade do que está a acontecer para o grupo - isso simplesmente não funciona. e estamos a falar de crianças que já têm 9 anos - não são nenhuns bebés e já trabalhei com grupos de crianças mais novas com os quais estas regras simplesmentes funcionavam.

a páginas tantas, solicitei uma troca de lugares para acalmar uma situação entre dois alunos. a L. disse lá do fundo: "isso não é justo, eu também quero trocar". e sabem o que aconteceu a seguir?

eu disse:

 

"L., e achas que é justo que eu esteja há 30 minutos à espera do silêncio necessário para começarmos a aula? achas que é justo que eu tenha que gritar para vocês me ouvirem? achas que é justo eu ter preparado um trabalho em casa, para nós fazermos e vocês não estarem disponíveis para trabalhar comigo? achas que isso é justo? deixem lá de pensar nos vossos umbigos e colaborem uns com os outros, colaborem comigo. por que essa estratégia de chamar a directora não dá comigo. e se for para a chamar é para que TODA a turma sofra consequências - não vamos entrar no jogo do não fui eu e ele é que começou ou basta tirar o H. e o R. para que tudo corra bem."

 

não consegui trabalhar com eles - e até enviei um recado na caderneta de um deles, que saiu da sala a chorar. é que já na semana passada tínhamos combinado que o comportamento teria que melhorar MUITO - e só piorou.

 

às vezes sou uma professora à beira de um ataque de nervos. 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D