Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

all about little lady bug

ir, fazer acontecer, filosofar, sonhar, amar, amarfanhar, imaginar, criar, dançar, aprender e escrever - não necessariamente por esta ordem

all about little lady bug

ir, fazer acontecer, filosofar, sonhar, amar, amarfanhar, imaginar, criar, dançar, aprender e escrever - não necessariamente por esta ordem

coisas que não percebo

 

uma das turmas com a qual estou a trabalha neste ano lectivo é uma turma que não é um grupo. são crianças de 9 anos, muito queridas, mas muito centradas no seu umbigo. fazem queixas uns dos outros, têm o "não fui eu" e "não é justo" debaixo da língua e repetem isso de forma automática.

 

na última aula do segundo período estive trinta minutos à espera que fossem criadas as condições para começar os trabalhos. muito barulho, acusações, distracções e afins. eu sentei-me e esperei. uma das alunas disse: "joana chama a directora. se ela aí vier, nós portamo-nos bem".

porquê?, perguntei eu.

"nós respeitamos a directora", disse ela.

e a mim, não me respeitam?, perguntei.

a pequena ficou sem resposta. no fundo, eles temem a directora e se calhar até me respeitam. o problema é que só estão habituados a que gritem com eles e isto de uma pessoa não gritar, de passar a responsabilidade do que está a acontecer para o grupo - isso simplesmente não funciona. e estamos a falar de crianças que já têm 9 anos - não são nenhuns bebés e já trabalhei com grupos de crianças mais novas com os quais estas regras simplesmentes funcionavam.

a páginas tantas, solicitei uma troca de lugares para acalmar uma situação entre dois alunos. a L. disse lá do fundo: "isso não é justo, eu também quero trocar". e sabem o que aconteceu a seguir?

eu disse:

 

"L., e achas que é justo que eu esteja há 30 minutos à espera do silêncio necessário para começarmos a aula? achas que é justo que eu tenha que gritar para vocês me ouvirem? achas que é justo eu ter preparado um trabalho em casa, para nós fazermos e vocês não estarem disponíveis para trabalhar comigo? achas que isso é justo? deixem lá de pensar nos vossos umbigos e colaborem uns com os outros, colaborem comigo. por que essa estratégia de chamar a directora não dá comigo. e se for para a chamar é para que TODA a turma sofra consequências - não vamos entrar no jogo do não fui eu e ele é que começou ou basta tirar o H. e o R. para que tudo corra bem."

 

não consegui trabalhar com eles - e até enviei um recado na caderneta de um deles, que saiu da sala a chorar. é que já na semana passada tínhamos combinado que o comportamento teria que melhorar MUITO - e só piorou.

 

às vezes sou uma professora à beira de um ataque de nervos. 

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

  1. 2020
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2019
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2018
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2017
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2016
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2015
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2014
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2013
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2012
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2011
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2010
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2009
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2008
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D